Paralisia do Sono


Você provavelmente já teve o fenômeno da Paralisia do Sono ou se não tem teve, pode se considerar uma pessoa de sorte. Esse é um distúrbio muito comum, mas não muito falado. Na Netflix, há um documentário chamado The Nightmare (O Pesadelo) que trata do distúrbio. Achei muito bom, apesar dele tratar de uma forma sensacionalista do problema, quase num tom sobrenatural, entretanto, ele encenou bem o terror que é ser atacado pelo fenômeno.

Basicamente, a Paralisia do Sono é quando você acorda, mas seu corpo não. O fato é que enquanto dormimos, nosso cérebro bloqueia a maior parte de nossos movimentos, para que não nos machuquemos durante o sono. Porém, na Paralisia do Sono, apesar de ficarmos despertos, o cérebro continua bloqueando movimentos, e a pessoa só tem controle de mexer os olhos e respirar. 

Por si só, isso já pode ser meio perturbador. Outros sintomas são peso no peito, taquicardia (coração acelerado), dificuldade pra respirar, formigamento etc. e boa parte dos casos, medo de estar morrendo. E claro, durante todo o tempo em que você está lá, completamente paralisado, você também tem terríveis alucinações.

É comum pessoas relatarem terem visto pessoas desconhecidas no quarto, geralmente pessoas de sombras próximas à cama. Alguns relatam a mesma figura escura, só que de chapéu. Outras, sombras e manchas pelo quarto, ou gritos e passos. É interessante como apesar das alucinações serem diferentes, geralmente elas são semelhantes entre si, como a aparições de Shadow People (pessoas feitas de sombras, figuras escuras que tem silhueta humana) e figuras escuras de chapéu, sempre perto da cama.

Tenho Paralisia do Sono desde que era criança. Foi piorando enquanto crescia e chegou ao auge na pré-adolescência e adolescência. Hoje em dia, só tenho isso poucas vezes no ano, nada muito frequente. Fiquei sabendo do documentário e resolvi assistir, então resolvi falar disso no blog já que há pessoas que passam por isso e não sabem o que está acontecendo com elas. 

É um distúrbio benigno, ou seja, “não faz mal”. Acontece que em casos mais graves, a pessoa pode sofrer disso todas as noites, e mesmo que a paralisia dure cerca de dois minutos, as sensações e alucinações nesse estado são assustadoras, então parece durar muito mais então imagine isso toda a noite.

Lembro-me que geralmente eu acordava e a coisa começava. Primeiramente, eu não conseguia respirar ou respirava com bastante dificuldade, e mal conseguia mexer a cabeça. Frequentemente via alguém no quarto comigo. Numa das piores vezes, eu o via de canto de olho pois não podia virar a cabeça, e um sentia sua presença enquanto sentia que estava morrendo. Como eu me esforço muito pra respirar e sair daquele estado, eu costumo acordar muito cansada depois da Paralisia do Sono.

Outra vez, sonhei que a presença no quarto era meu irmão, entretanto, em meio ao meu estado catatônico normal de terror, ele pegou um travesseiro e tentou me matar me sufocando. Realmente achei que iria morrer. Outra vez, que hoje julgo ser minha Paralisia do Sono mais leve, só vi sombras pequenas e demoníacas voando pela cortina. Lembro também que quando durmo de lado virada para a parede e tenho um ataque, não vejo, mas sinto a presença atrás de mim. 

Engraçado que antes de assistir The Nightmare, sofri uma. Mais leve, pois eu estava sonhando e pouco a pouco, fui acordando e o sonho se transpôs à realidade e acabei paralisada. Vi alguém na porta do quarto, bem de frente a minha cama. 

Percebi que os sintomas se assemelham um pouco a um ataque de Pânico, porém nele há a paralisia e alucinações. Não há cura, a não ser recomendações para se ter horários fixos para dormir. Normalmente, dura a vida inteira. Se está passando por isso com muita frequência, você pode procurar um psiquiatra, pois em alguns casos, remédios para dormir ou antidepressivos podem ajudar. 







Paralisia do Sono Paralisia do Sono Reviewed by Alana Camp. on agosto 31, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.