Escreva um livro em um mês!





 Escrever um livro é o sonho de muita gente, especialmente depois do boom de jovens leitores e plataformas digitais para publicação de histórias. As ideias, mundos e personagens parecem ter vida própria, e dos rascunhos mentais o romance propriamente dito sempre parece estar num futuro distante. A dificuldade de escritores iniciantes é compartilhada pela maioria. A tal inspiração não chega, os textos se mostram abaixo do que esperávamos e de repente, a coisa mais fácil de escrever o livro dos sonhos é imaginá-lo, pois colocar no papel é uma batalha terrível.

Para moldar os escritores iniciantes a superarem essas adversidades, existe um projeto no mínimo, espetacular. O NaNoWriMo (National Novel Writing Month) é um projeto internacional que desafia aspirantes a escreverem um livro em quatro semanas, com 50.000 palavras (1.667 palavras por dia!). O desafio é internacional, e acontece todos os anos no mês de Novembro. Ao final, os vencedores têm como prêmio o fruto do próprio trabalho: o primeiro rascunho de seu romance, além do crescimento como autor.

 Basta se inscrever no site e começar a partida em 01 de Novembro. Lembre-se que aqui, o importante não é a qualidade do trabalho, e sim a quantidade. O objetivo principal é fazer as pessoas sentarem todos os dias e escreverem, construindo uma postura mais profissional, aonde a espera pela “inspiração” que nunca vem é substituída pela prática, pela rotina da escrita – o que é o primeiro passo para caminhar rumo a almejada atividade de romancista.

 Se você já tiver um romance há muito tempo na cabeça, pode não ser uma boa ideia usá-lo no desafio. Histórias já criadas, principalmente as que temos um carinho especial, podem te fazer querer caprichar além da conta, o que aumenta ainda mais a auto-pressão que já é muita. Anote: Quantidade e rotina te fazem vencer o desafio, o capricho vem mais tarde – depois que você tiver em mãos seu rascunho maravilhoso.

 Sendo assim, prepare seus teclados, as xícaras de café e paciência, além de muita força de vontade; e dê a largada no mês de Novembro, junto com milhares de outros autores. Como a dificuldade é grande, é comum os participantes escreverem mini-diários, onde contam das dificuldades ou superações durante os dias do desafio. É uma boa forma de refletir sobre o rendimento no final de cada sessão de trabalho.

 Nós aqui da Tribo participaremos do Desafio esse ano e convidamos a todos a tentarem a empreitada. Se tudo correr bem, faremos diários e publicaremos toda a semana, para vocês acompanharem o processo e entrarem no clima. Até lá, vamos todos construir plots malucos e acumular energia, e torcer para não entrarmos em pânico em Novembro.       
  
 Inscreva-se no aqui no Desafio.
 Veja também este Diário de Bordo no site Escriba Encapuzado.  



Escreva um livro em um mês! Escreva um livro em um mês! Reviewed by Alana Camp. on outubro 17, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.